- Ano: 2015
-
Fotografias:DirkL indner
-
Fabricantes: AJ Wells and Sons
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Archive Studio de Jonathan Tuckey esta localizado no interior do Royal Festival Hall, edifício que foi inaugurado para o Festival da Grã Bretanha em 1951. A partir deste outono, o Archive Studio permite ao centro Southbank explorar, catalogar e organizar sua coleção e trazer elementos deste arquivo único para a vida cotidiana. A ideia é tornar visíveis os processos de um arquivo de trabalho. O projeto em questão faz isso, por exemplo, ao permitir que os visitantes vejam os arquivistas e voluntários no seu trabalho. O público em geral também tem a oportunidade de participar diretamente com o material de arquivo e assumir um papel na sua apresentação e conservação.
O Archive Studio é uma estrutura livre e autoportante armada com elementos fixadores metálicos e revestida em madeira perfurada. Isto cria uma moldura de luz que, contudo, possui a capacidade de abrigar eventos e exposições, um espaço com sua própria identidade. Jonathan Tuckey interessou-se em como este tipo de enfoque pode ser utilizado em outras instituições culturais em todo o país. Ele afirmou: "estamos utilizando o que são, em efeito, elementos muito padronizados, de uma forma imaginativa para criar um ambiente especial e memorável. Também gostamos do fato de que o desenho do Southbank Archive Studio oferece uma solução construída em somente três semanas. Uma opção atrativa para os arquivistas e bibliotecários que procuram trabalhar com suas coleções com maior facilidade ou, se for necessário, de uma maneira mais sensível".
O Archive Studio forma parte do programa - a longo prazo - de restauração e melhora do Centro Southbank que inclui a renovação da Galeria Hayward e o Queen Elizabeth Hall.